A pandemia do Coronavírus vem afetando a população em diversos níveis e a saúde mental é uma das preocupações das autoridades de saúde neste momento. De acordo com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), até metade da população exposta a uma epidemia pode vir a sofrer alguma manifestação psicopatológica, se não for feita nenhuma intervenção específica para as reações e sintomas manifestados.
Alguns cuidados diários podem trazer mais conforto e estabilidade mental. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é importante ter cuidado com o consumo de notícias sobre a pandemia. Embora seja preciso se informar, é necessário evitar assistir muitas histórias dolorosas, redobrando os cuidados com as fake News. Outra recomendação é ter empatia e fazer o bem. Ações solidárias ajudam a desestressar e são benéficas para a saúde mental e emocional. Além disso, a OMS recomenda que existam momentos de reflexão e silêncio.
Listamos mais algumas outras recomendações de especialistas para que você cuide do seu bem-estar psíquico:
- Fale: A melhor maneira de digerir as emoções é falando sobre elas;
- Mexa-se: O exercício físico é um aliado no tratamento da depressão e da ansiedade, pois atua em neurotransmissores como a serotonina e a dopamina, que contribuem para o bem-estar;
- Mantenha sua rede socioafetiva ativa, estabelecendo contato, mesmo que virtual, com familiares, amigos e colegas;
- Evite o consumo de cigarro, álcool ou outras drogas para lidar com as emoções;
- Busque um profissional de saúde quando as estratégias utilizadas não estiverem sendo suficientes para sua estabilização emocional.
- Durante o trabalho, fique atento às suas necessidades básicas, garantindo pausas durante o trabalho e entre os turnos.